Blog Mundo das Bolas

8 benefícios do esporte que você precisa conhecer

O esporte faz bem para o corpo e para a mente e é fundamental para a saúde integral do ser humano. São diversos aspectos físicos e biológicos que podem ser beneficiados com atividade física regular:

 

1 – Aumenta a capacidade cerebral

Durante o treino, há maior produção de oxigênio para o cérebro e isso ajuda a aprimorar as funções cognitivas e de raciocínio, além de estimular a memória, prevenindo doenças neurodegenerativas como Alzheimer. Atividades esportivas também ajudam a desenvolver funções como agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara e reflexos mais rápidos.

 

2 – Fortalece os ossos

Atividade física regular auxilia no desenvolvimento e manutenção de massa óssea. Beneficiando o indivíduo tanto na fase de crescimento, na infância e juventude, quanto na fase de envelhecimento.


3 – Fortifica os músculos

A movimentação constante dos músculos promove o condicionamento físico e o fortalecimento muscular, o que melhora o funcionamento do metabolismo e diminui o risco de lesão. No entanto, se além do fortalecimento o esportista deseja crescimento muscular ou hipertrofia é necessário treino com princípio de sobrecarga.



4 – Melhora o sono

A prática diária de exercícios proporciona noites mais tranquilas, com sono estável e profundo. Dormir bem é fundamental para a saúde, noites mal dormidas podem levar a baixa produtividade durante o dia e até a outros problemas de saúde.

 

5 – Facilita o convívio social e aumenta a autoestima

Além de promover a saúde em vários aspectos, esportes coletivos facilitam o convívio social. Todo o conjunto conjunto de benefícios físicos e mentais também podem proporcionar muita confiança ao praticante de atividade física, fazendo com que ele tenha mais autoestima.

 

6 – Melhora a disposição

A promoção da saúde integral que a atividade física possibilita, além da diminuição de dores ou tensões, faz com que qualquer pessoa se sinta mais bem disposta.

 

7 – Diminui a ansiedade

Fazer exercícios regularmente auxilia no controle e diminuição da ansiedade. Durante qualquer atividade física, o cérebro libera endorfina, uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É considerada um dos “hormônios do bem-estar ou felicidade”, por amenizar o estresse e a ansiedade.

8 – Melhora o humor

Outros hormônios que aumentam de níveis com exercícios físicos, são a serotonina e dopamina, responsáveis por melhorar o humor e promover o bem-estar.

 

Por todos esses benefícios é que praticar atividade física é o melhor remédio para uma infinidade de males.

 

Você já sabia de todos esses benefícios? Para assegurar essas vantagens, é necessário a atividade constante aliada a outros hábitos saudáveis. 

 

Equipe Mundo das Bolas

Adicionar comentário