Blog Mundo das Bolas

9 de Agosto nascimento do Zagallo

9 de Agosto nascimento Lendário e Multicampeão do Zagallo

Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931,em Maceió, Alagoas, é um ex-técnico e ex-futebolista brasileiro que atuava como ponta-esquerda.

Ele detém o recorde de títulos das Copas do Mundo em geral. Já vitorioso como jogador em 1958 e 1962, ganhou a competição como treinador em 1970 (sendo, até hoje, uma das 3 únicas pessoas a conquistarem a Copa como jogador e como treinador) e depois como coordenador técnico em 1994. Totalizando quatro conquistas em três funções diferentes.

 Zagallo ainda treinou o Brasil em 1974 e 1998 (durante o último, obteve um vice-campeonato) e foi novamente coordenador técnico da Seleção Brasileira, compondo a comissão técnica de Carlos Alberto Parreira. Reeditando a parceria de 1994, dessa vez, sem sucesso. Foram cinco finais em sete participações nas Copas do Mundo. Em 1992, Zagallo recebeu a Ordem de Mérito da FIFA, a mais alta honraria da FIFA, por suas contribuições ao futebol. Em 2013, foi eleito o 9o melhor treinador de todos os tempos pela revista Soccer Magazine. Já como jogador atuou pelo Clube de

Regatas Flamengo onde disputou 205 jogos (128 vitórias, 38 empates e 39 derrotas) e marcou 29 gols, conquistando o tricampeonato carioca (1953, 1954, 1955). Porém em 1958 ele veio a se transferir para o Botafogo, onde foi bicampeão carioca. 

Conquistou a Taça Brasil e outros títulos, além de ser bicampeão mundial pela Seleção Brasileira. No Botafogo, participou da fase áurea do time, jogando ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nilton Santos. Contudo, em 1966, veio a aposentadoria como jogador e iniciou sua caminhada em um novo rumo como treinador.

O tetracampeão já foi jogador, treinador e até comentarista! Zagallo trouxe muito orgulho para nosso país e com certeza ficará marcado na história do futebol brasileiro.

Equipe Mundo das Bolas

Adicionar comentário