Blog Mundo das Bolas
Conservar a bola

Como conservar sua bola de futebol

Aprenda os cuidados necessários para conservar a bola de futebol e mantê-la sempre pronta para o jogão

A bola de futebol é a estrela da partida. Não adianta, sem ela, craque nenhum dá o show. Por isso, a bola sempre deve estar em boas condições, para garantir aqueles lances maravilhosos que todo mundo que ama futebol gosta de ver. E se a pelada é semanal, com certeza, a bola passa por poucas e boas. E você tem cuidado dela direitinho? Existem alguns cuidados que podem ser tomados para conservar a bola de futebol, confira!

Futebol se joga na grama

É sempre importante ressaltar que cada bola tem um lugar apropriado onde se deve jogar. E futebol, como sabemos, é jogado no campo, na grama. Então, a bola de futebol é feita para esse tipo de superfície. Jogar  em outros pisos, como concreto ou mesmo na quadra, pode danificar a bola. O material e a tecnologia que compõem a bola são específicos para o futebol de campo.

O mesmo vale para as bolas de futsal, de futebol de areia ou qualquer outra modalidade. Jogar em locais que não são adequados para cada tipo de esporte, pode fazer com que a bola dure menos, podendo murchar rapidamente ou até mesmo furar. Portanto, apenas em superfícies lisas e macias!

A bola precisa ser guardada com carinho

Não é só pegar a bola na hora do jogo, jogar e depois deixá-la largada, tomando sol e chuva no quintal até o próximo jogo. Ela precisa ser guardada de forma correta, em um ambiente sem umidade e ventilado, onde não fique exposta ao sol e a temperaturas muito altas. É interessante também limpar a bola antes de guardá-la e verificar se ela não está murcha, já que, se estiver, guardá-la dessa maneira pode fazer com que os gomos se descolem.

Pressão: nem a mais, nem a menos

Uma bola cheia demais dificulta a vida do boleiro. Machuca na hora de chutar ou cabecear e, por mais que o material seja resistente, a pressão acima do recomendado, pode danificar o fechamento. Por outro lado, calibrar a bola com frequência também é fundamental.

Quanto mais se usa, mais vezes é necessário calibrar. O ideal é usar o manômetro para medir a pressão da bola a cada dois dias. Vale lembrar que as bolas que têm câmara butil retêm o ar por mais tempo, pois o material evita que a bola murche com facilidade.

Trate a bola com amor

Nada de sentar na bola, riscá-la, chutá-la contra superfícies pontiagudas ou muito duras e com força. Estes e outros movimentos fazem com que a bola se deteriore mais rapidamente. Quando for enchê-la, tenha cuidado e utilize os equipamentos adequados, sempre com muita atenção ao remover a agulha.

Seguindo todas estas dicas você conseguirá conservar a bola de futebol e fará com que a ela tenha mais durabilidade e esteja sempre em perfeitas condições, para garantir que continuará brilhando no jogo!


Leia mais: Por que a bola é redonda?

Equipe Mundo das Bolas

Adicionar comentário