Blog Mundo das Bolas
Paralimpíadas, Um esporte para todos

Paralimpíadas, Um esporte para todos

Paralimpíadas, Um esporte para todos

As Paralimpíadas são os eventos esportivos realizados a cada quatro anos para atletas que possuem algum tipo de deficiência física. Atualmente, o programa esportivo das Paralimpíadas possui 22 esportes, sendo que a primeira edição desse evento aconteceu em 1960. A primeira participação brasileira aconteceu em 1972, e atualmente nosso país é considerado uma potência paralímpica.

A prática de esportes por pessoas com deficiências é documentada desde o final do século XIX no continente europeu. Entretanto, foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que se realizaram os primeiros esforços para profissionalizar e internacionalizar a prática esportiva entre deficientes. Segundo a pesquisadora Tatiane Hilgemberg, isso se deu também em um cenário no qual a medicina passou a buscar mecanismos para tratar e garantir qualidade de vida aos deficientes.

No Brasil, o esporte paralímpico se estabeleceu no final da década de 1950, mas a primeira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos só aconteceu na edição de 1972. A primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas só foi obtida na edição de 1976. A partir da década de 1980, o Brasil começou a ter um desenvolvimento expressivo nos esportes paralímpicos, e, em 1995, surgiu o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Atualmente, o Brasil é considerado uma das maiores potências dos esportes paralímpicos, obtendo resultados expressivos nas últimas edições dos jogos.

Equipe Mundo das Bolas

Adicionar comentário