Blog Mundo das Bolas

Por que a bola de basquete é laranja?

A bola laranja de basquete é uma marca do esporte, saiba por que ela tem essa cor e conheça um pouco mais sobre a história do basquetebol

Depois de respondermos por que a bola é redonda, temos outra pergunta que deve deixar muita gente que gosta de esporte bastante curiosa! Por que a bola de basquete é laranja? A cor chamativa é marca registrada da bola desde muito tempo. E se você também sempre se perguntou o porquê, agora é hora de descobrir. Saiba os motivos da cor alaranjada da bola de basquete e conheça também um pouco mais sobre a história do esporte!

As primeiras bolas

A cor da bola de basquete é uma herança lá do surgimento do basquete. As primeiras bolas de basquete eram bem rústicas mesmo, feitas de couro de animal. Esse material tinha uma cor avermelhada, muito parecida com a cor que é usada até hoje. Conforme o esporte foi evoluindo, a cor da bola sempre foi sendo mantida, como uma característica bem marcante do basquete.  Atualmente, o tom é um marrom alaranjado e algumas competições até usam outras cores para diferenciar categorias, mas as oficiais são sempre naquele tom laranja tradicional. Além disso, a cor laranja auxilia os atletas em quadra, ajudando a tornar a bola mais visível em diferentes condições de iluminação.

O laranja nos campeonatos

A NBA (National Basketball Association), inclusive, determina uma tonalidade específica de laranja que as bolas de basquete devem ter nas ligas americanas. Já a FIBA (Federação Internacional de Basquete), que organiza as competições a nível mundial, não especifica o tom, mas também adota a cor alaranjada em campeonatos oficiais, entre eles na modalidade do esporte nas Olimpíadas. Nas Olimpíadas de 2016, a bola oficial do basquete olímpico tinha, além do laranja, detalhes em verde e amarelo, especial para a edição no Brasil.

Falando em Brasil, a liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete, o Novo Basquete Brasil (NBB), utiliza a bola Penalty Crossover Pró 7.8, lançada na temporada 2018/2019. A bola é uma versão renovada de outras edições e foi desenvolvida a partir de apontamentos de jogadores e técnicos dos clubes sobre a sua performance em quadra. A cor, claro, é laranja, com detalhes nas canaletas, diferenciados para cada modalidade: verde para o feminino, amarelo para o masculino e preto para a categoria mirim. Saiba mais sobre a Crossover Pró no site do Mundo das Bolas!

Bola Basquete Crossover

Entre os diferenciais dela, está o couro da bola, que ganhou um laminado mais resistente, que confere mais grip. Ou seja, dá mais aderência à bola, muito importante para que as jogadas sejam mais precisas e dando mais segurança aos atletas. Além da composição do miolo, que melhorou o quique da bola, e o balanceamento e acabamentos mais resistentes.

Dimensões da bola de basquete

De acordo com a FIBA, as dimensões oficiais da bola de basquete são:

  • Circunferência: 749 a 780 mm;
  • Salto ou quique: aproximadamente 1300 mm;
  • Peso: 600 a 650 g;
  • Pressão: 7 a 9 libras por polegada quadrada.

História do basquete e curiosidades

Desde o surgimento do basquetebol, nos Estados Unidos, em 1891, até hoje, a bola de basquete passou por várias fases. O professor de Educação Física canadense James Naismith  foi o criador do esporte, que, na época, dava aulas na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts.
A primeira bola utilizada em um jogo de basquete foi uma adaptação de uma bola de futebol, e foi apenas em 1891 que a bola de basquete foi feita, pela A. C. Spalding & Brothers. E foi assim que o primeiro jogo oficial de que se tem notícia, teria acontecido, em janeiro de 1892. Neste mesmo ano, as mulheres também começaram a praticar o esporte, porém, a primeira partida oficial aconteceu apenas em 1896, e foi nessa mesma época que o basquete chegou ao Brasil.

A FIBA surgiu em 1932 e passou a coordenar campeonatos a nível internacional e a criar regulamentações para o esporte. Nas Olimpíadas, o basquete se tornou uma modalidade apenas em 1936, nos Jogos Olímpicos de Verão, em Berlim, na Alemanha. E, hoje, é um dos esportes mais populares dos jogos e é praticado no mundo todo.

E aí? Você já sabia por quê a bola de basquete é laranja? Conta para a gente nos comentários!

Leia mais: Tipos de bola: conheça as diferenças

Equipe Mundo das Bolas

Adicionar comentário