Blog Mundo das Bolas
Tipos de bola

Tipos de bola: conheça as diferenças

Você sabe as diferenças entre a bola profissional,
oficial e original? Entenda as características de
cada uma e saiba qual escolher

Para quem ama esporte, a bola não é só uma bola. Entre cada tipo, existem diferenças importantes, que pesam na hora do drible, do saque ou do arremesso. Seja qual for o esporte, escolher a bola certa fará toda a diferença.
E as bolas não são diferentes apenas entre uma modalidade e outra. Até as de um mesmo esporte têm características diferentes. No futebol, por exemplo, pode influenciar e muito no desempenho do boleiro.
Então, vamos te ajudar a escolher a melhor bola para a pelada com os amigos no domingo ou uma mais resistente, para treinar, profissa mesmo. Saiba as diferenças entre as bolas profissionais, oficiais e originais e pare de – literalmente – de trocar as bolas na hora de decidir!

Oficial

Começando pela bola oficial, que sempre causa muita confusão. Quando falamos em bola oficial, quer dizer que a bola tem as características reconhecidas pelas entidades competentes. Ou seja, formato, tamanho, peso e outras medidas oficiais. Vamos pensar na bola de futebol, para que seja uma bola oficial, é preciso:

  • Ser esférica;
  • Ter circunferência entre 68 e 70 centímetros;
  • Peso entre 410 e 450 gramas;
  • Ter pressão entre 60,8 e 111,5 kilopascal.

Na prática, esses números todos servem para fazer com que as condições de jogo da bola sejam ideais. Para que ela seja mais certeira nos lances, tenha a aerodinâmica necessária, sem desviar ou flutuar demais, entre outras coisas. Então, se está dentro dos padrões, é oficial. Não necessariamente são oficiais de uma competição.

Bola oficial

Dica de bola oficial: Bola Campo Penalty Matís Termotec

Profissional

Quando uma bola é utilizada em um campeonato ou uma categoria, além de oficial, ela é profissional. Neste caso, a entidade competente aprova o uso desta bola para seus campeonatos, como a FIFA, no futebol, e a FIBA, no basquete que são exemplos de federações internacionais. Por isso, o selo da instituição é aplicado na bola. Aí é que está a diferença desta para a primeira. As bolas profissionais são aquelas que os jogadores usam em campo. Você, com certeza, se lembra da Jabulani, não é mesmo? Ou então da Brazuca. Pois é. Essas são exemplos de bolas profissionais que ficaram muito conhecidas. A Jabulani foi a da Copa de 2010, da África, e a Brazuca, da Copa de 2014, aqui no Brasil.
Falando em competições nacionais, temos a S11 PRÓ. Foi o modelo utilizado em 14 campeonatos estaduais em 2018. Inclusive, no Paulistão. Dá só uma olhada na redondinha que é estrela nos estaduais de norte a sul do Brasil.

Bola oficial

Dica de bola profissional de futebol: Bola Campo Penalty S11 PRO 

Dica de bola profissional de basquete: Bola Basquete Penalty 7.6 CROSSOVER VIII

Original

Agora, o último tipo: a bola original. Aqui, o assunto é a marca. Só isso. A bola é original quando é confeccionada pelo fabricante, autêntica. É bem simples, se não é uma imitação, é original. Um grande desafio para quem compra pela internet é justamente isso, confiar se o vendedor é honesto e se os produtos que ele vende são verdadeiros.

Bola original

Dica de bola original: Bola Campo Penalty Digital Termotec

No Mundo das Bolas, todos os modelos são originais. Você encontra bolas de diversas modalidades e também outros acessórios esportivos para o seu jogo. Bora recapitular para não ter erro no momento de comprar a gorduchinha? Vamos lá: é oficial, porque está dentro dos padrões de medidas; profissional, quando é usada em competições oficiais e original, se é autêntica da marca!

E aí? Já sabe qual vai ser a escolhida? Ficou mais alguma dúvida? Toca a bola, que a gente mata no peito!

Equipe Mundo das Bolas

Adicionar comentário